Conecte-se conosco

Parauapebas

MORADORES DA REGIÃO DO CONTESTADO MANIFESTAM EM FRENTE A PORTARIA DA MINERADORA VALE

Publicado

Em

Era por volta das 04:00 horas da manhã desta segunda-feira (27/11), quando funcionários da Mineradora Vale foram impedidos de acessar o canteiro de obras por moradores da comunidade do contestado, localidade situada entre os municípios de Parauapebas e Marabá, sudeste paraense. Após várias negociações entre Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a Vale sem resultados favoráveis junto a comunidade, os agricultores resolveram paralisar as atividades da mineradora com um ato público em frente a portaria que dar acesso a mina. 
Segundo os manifestantes foi assinado entre o INCRA, VALE e os agricultores no dia 24 de outubro um termo onde a Mineradora se comprometeu em levar a comunidade melhorias como saúde, educação e infraestrutura aos moradores que vivem no Contestado a mais de 20 anos. 
“A nossa realidade é triste, não temos estradas, o colégio do assentamento do PA cachoeira preta está fechando pela SEMED de Marabá. Estamos aqui reivindicando várias melhorias para a comunidade, e o nosso ato tem há ver com o não cumprimento da Vale com o acordo firmado no dia 24 de Outubro e até agora não cumpriu. Estamos realizando o ato de forma pacifica e só iremos liberar a portaria somente após dialogarmos com o representante da empresa.” Ressaltou Albestina Ribeiro – Representante da Comunidade da Cachoeira Preta região do Contestado. 
A comunidade hoje conta 28 Projetos de Assentamento Sustentável da Amazônia que fazem parte da área do contestado e conta com mais de 9 mil famílias residindo no local. Segundo os agricultores a área só será liberada após uma negociação com apresentantes das Vale. Enquanto isso os trabalhadores não poderão acessar a mina e os que seguiam tiveram que retornar para casa, quem precisou entregar mercadoria teve que aguardar. Segundo alguns caminhoneiros são dias de viagem até chegar no destino final e quando se deparam com bloqueios eles ficam com a entrega comprometida.

Continuar Lendo...
Advertisement

Notícias mais lidas

Todos os direitos reservados © 2017 Grupo Pebinha Tudo de Bom Agência de Comunicação & Publicidade CNPJ: 29.001.067/0001-22.