Conecte-se conosco

Pará

MAIS DE 1,5 MIL PRESOS GANHARAM DIREITO SAÍDA TEMPORÁRIA DE FIM DE ANO NO PARÁ

Publicado

Em

A superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (SUSIPE), divulgou o número de presos que ganharam o direito de passar as festas de fim de ano com a família em todo o estado. No total 1,519 presos foram beneficiados com a saída temporária. De acordo com SUSIPE os presos que ganharam o direito são do regime semiaberto e foram liberados através de decisão judicial conforme previsto na lei de execuções penais aos presos que apresentam bom comportamento e que já tenham cumprido um sexto da pena.  

Os internos foram liberados no último dia 24 de dezembro, e devem retornar as casas penais do estado no prazo de sete dias. Após o prazo determinado pela justiça, o detento deve retornar voluntariamente até a unidade prisional a qual está custodiado até às 23h59min do dia previsto para o retorno. Caso contrário, passa a ser considerado foragido da justiça. 

Em 2016, 1.158 presos receberam o benefício da saída temporária para as festas de final de ano no Pará. Deste total, 137 não retornaram as unidades prisionais, o que representa um percentual de 11,83% de evasão. De acordo com a diretoria de execução criminal, o índice de evasão anual (durante as saídas temporárias) fica em torno de 10%. Por ano são previstas cinco saídas temporárias: semana santa, dia das mães, dia dos pais, círio de Nazaré e festas de final de ano (natal e ano novo).
Em Parauapebas, os presos não ganham o benefício por se tratar de presos de passagem que não são apenados e que ficam custodiados no Sistema Carcerário do município aguardando audiência.  
Fonte: ASCOM SUSIPE

Advertisement

Notícias mais lidas

Todos os direitos reservados © 2017 - 2018 a Parauapebas Aqui Agora de Comunicação.

error: Content is protected !!